Regras de Jogo
1. Objectivos
1.1. Derrubar a casinha colocada no interior da base através do arremesso da bola de trapos;
1.2. Pontuar através da troca de bases pelos defensores, aquando da recuperação da bola pelos atacantes.
2. Materiais de Jogo
2.1. São materiais do Jogo do Beto, dois paus grandes (bastões), dois pares de casinhas (três ramos finos e curtos amarrados) e uma bola de trapos;
2.2. O tamanho dos paus (bastões) terá uma dimensão variável em função das faixas etárias ou em função das características biotipológicas dos jogadores.
3. Campo de Jogo
3.1. O campo de jogo deverá ser um espaço livre, plano e largo, livre de obstáculos;
3.2. A distância entre as casas será variável entre os 15 ou 20 metros, podendo esta ser diferente em função das faixas etárias ou em função das características biotipológicas dos jogadores.
4. Intervenientes
4.1. São intervenientes do jogo dois conjuntos de dois elementos constituídos por uma equipa com dois atacantes (arremessadores) e a outra com dois defensores (rebatedores).
5. Funções dos Intervenientes
5.1. Atacar as casas arremessando a bola de trapo;
5.2. Defender as casas rebatendo a bola de trapo;
5.2.1. Trocar de bases quantas vezes for possível após o rebater da bola, de forma a pontuar;
5.2.2. Os defensores (rebatedores) deverão permanecer com os bastões em contacto com o solo dentro da base (proteger a base).
6. Mudança de função dos Intervenientes
6.1. Os atacantes ou arremessadores trocam de função quando derrubam a casa de forma directa ou mesmo indirecta;
6.2. Os defensores ou rebatedores trocam de função quando os atacantes ou arremessadores derrubam a casa de forma directa ou mesmo indirecta.
7. Localização dos Intervenientes
7.1. Os atacantes ou arremessadores devem colocar-se ligeiramente atrás e ao lado das bases;
7.2. Os defensores ou rebatedores devem colocar-se ligeiramente ao lado e à frente das bases.
8. Pegas, Arremessos e Rebatidas
8.1. O pau ou bastão poderá ser empenhado com uma ou duas mãos, ficando ao critério do jogador;
8.2. Qualquer um dos atacantes poderá recuperar a bola após a rebatida dos defensores;
8.3. O atacante poderá lançar a bola contra as casinhas caso o defensor não se encontre a proteger a base (mantendo o pau em contacto com o solo da base);
8.4. O atacante, após a rebatida do defensor, poderá, desde que o defesa não se encontre a proteger a casa, isto para qualquer situação de jogo, lançar a bola contra qualquer uma das casinhas;
8.5. O defensor ou rebatedor poderá rebater a bola em qualquer sentido.
9. Pontuação
9.1. Numa partida de Jogo do Beto, só os defensores podem marcar pontos;
9.2. A dupla de defensores só poderá marcar pontos através de troca de bases, podendo marcar tantos quantos forem possíveis após o rebater da bola ou mau arremesso de bola pelos atacantes;
9.3. A marcação de pontos dos defensores na troca de bases só se efectiva quando se procede a uma acção completa (tocar com o pau ou bastão na base oposta), valendo esta, um ponto.
10. Início e Fim de Jogo
10.1. Antes do início da partida, serão escolhidas as equipas (defensora e atacante), tirando sortes;
10.2. O início da partida ocorrerá quando atacante arremessar pela primeira vez a bola contra a casinha oposta;
10.3. Cada partida terá a duração de 5 minutos;
10.4. Em caso de empate ao final dos 5 minutos é concedido empate a ambas as equipas (fase de grupos) e vitória à equipa que pontuar primeiro após o final do tempo regulamentar (fase final).